Não é o fim do Ramones: empresários planejam grande retorno com filme de Martin Scorsese

A homenagem a Johnny Ramone que acontece no Hollywood Forever Cemetery já se tornou tradição. Nesse último domingo, aconteceu a décima edição do evento anual em tributo ao falecido guitarrista dos Ramones.

Numa maratona que começou bem antes do pôr do sol, os eternos órfãos do guitarrista puderam participar de um bate-papo com a viúva de Johnny, Linda, Duff McKagan, o apresentador Rob Zombie e outros, além de um show de covers apresentados por uma banda formada pelo próprio Zombie em parceria a McKagan, Steve Jones, Fred Armisen e o convidado surpresa Billy Idol. Para completar, ainda teve uma exibição do filme “The Devil’s Rejects”.

 

“Johnny era um grande amigo meu”, contou Zombie numa entrevista à Billboard. “Nós nos conhecemos provavelmente em 95, quando eles abriram para a White Zombie”. “Nos encontramos no primeiro dia, começamos a conversar, tínhamos várias coisas em comum, um ponto de vista muito similar sobre diversos assuntos e nos tornamos bons amigos. Foi assim até o fim.”.

É por isso que parecia quase certo ter Zombie, um amigo tão próximo de Johnny, apresentando o possível último evento em homenagem a Johnny. Jeff Jampol, empresário responsável pelo espólio da banda junto com Dave Frey, explica que eles pretendem dar um passo além.

“Essa provavelmente foi a última homenagem ao Johnny Ramone que você vai ver. Vamos dar um passo além, envolvendo todo o Ramones. Vamos nos focar no grupo como um todo. É aquela coisa, ‘juntos somos forte, separados nós caímos”. O legado é do Ramones, é a música do Ramones, são os quatro – Johnny, Joey, Dee Dee e Tommy, e todo mundo está cooperando e se movendo em uma mesma direção, como um time”.

Por anos e anos, Linda Ramone controlou a metade do legado da banda pertencente a Johnny,enquanto o irmão de Joey, Mickey, cuidou da metade pertencente ao vocalista. Após uma longa disputa, ambos parecem estar numa mesma página agora.

“Como não nos falávamos, ele cuidava das coisas referentes a Joey e eu via o lado de Johnny”, diz Linda. “Agora podemos ir adiante e cuidar do Ramones já que somos amigos, e isso é legal. Fiquei feliz por ele ter vindo à noite passada.”.

Linda ainda brinca: “Como dizemos hoje em dia, ‘somos uma grande família’”. Mas isso é importante para ela, uma vez que a recente morte trágica de Tommy Ramone aumenta a pressão para que a música do Ramones seja preservada e celebrada.

“Eu falava com Tommy todos os dias e o legado era muito importante para ele também”. No momento, é Jampol e Frey que cuidam do espólio da banda. O primeiro também é o empresário responsável pelas heranças do Doors, Janis Joplin, Tupac, Otis Redding e muitos outros.

“O aniversário de 40 anos do Ramones acontece em 2016, foi quando eles lançaram o primeiro disco. Então estamos trabalhando em vários projetos envolvendo a comemoração. Pretendemos fazer um documentário sobre o Ramones, juntamos várias filmagens, muitas que nem foram vistas ainda”. “As imagens foram gravadas por anos na estrada, feitas por George Seminara”.

E esse documentário é só uma parte da empreitada. Os demais projetos ainda incluem uma peça teatral, um livro e um filme, que será dirigido por Martin Scorsese.

Sobre o livro, Jampol adianta: “Não vai ser uma biografia, é mais a história da formação da banda e aqueles primeiros álbuns, junto com a loucura que os acompanhou. Vai ser uma combinação de prosa, fotografias e pôsters, meio que documentando a cena. Os Ramones foram a primeira banda punk e deram início ao movimento”.

0

Leave A Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.