Penny Dreadful | Episódio 5: Segredos revelados. Tudo faz sentido.

O quinto episódio de Penny Dreadful, finalmente, traz todas as respostas que os espectadores estavam esperando desde o primeiro dia. É hora de comemorar!

O passado dos personagens Vanessa Ives, Mr. Malcolm e Mina são explicados. E, finalmente, entendemos do que se trata aquele discurso bizarro e cruel de Ms. Ives enquanto estava possuída pelo demônio na noite da festa com a mesa de invocação de espíritos.

Se eu precisasse classificar diria que este é o episódio das revelações. E também é o episódio de cenas mais chocantes e assustadoras da temporada!

[Atenção: se você ainda não assistiu ao episódio, pare de ler aqui. O próximo parágrafo contém spoilers.]

Penny Dreadful

Penny Dreadful / Tumblr Show Time / Divulgação / Fonte : pennydreadful.tumblr.com

Ou então continue lendo e divirta-se com as revelações sobre o episódio das revelações (risos).

Ms. Vanessa Ives, mais uma vez, é possuída pelo demônio. Mas dessa vez descobrimos que essas possessões já estão em sua vida desde a adolescência, e que os estragos causados na sua família e de Mr. Malcolm em função das possessões são de proporções gigantescas.

Descobrimos também que Ms. Ives era apaixonada por Peter, o filho de Mr. Malcolm que morreu. E que Peter a amava, e foi visita-la enquanto ela estava possuída, e que ela, em possessão, previu a sua morte.

Outra descoberta é de que Mina e Vanessa tiveram um passado conturbado, pois o noivo de Mina foi descoberto em uma noite transando com Ms. Ives dentro da casa de Mr. Malcolm. Casa esta que, inclusive, durante toda a infância e adolescência das meninas foi território de paz, comum a elas. Mina e Vanessa eram melhores amigas de infância, até esta noite em que Vanessa roubou seu noivo, o que já era o primeiro ato do demônio no corpo dela em sua primeira possessão.

Entendemos que o que parecia ser um incesto no passado de Mr. Malcolm, segundo o discurso de Vanessa Ives possuída na noite da festa do museólogo, na verdade era o relato da traição dos pais de Vanessa e de Mina juntos. Mr. Malcolm, pai de Mina, tinha um caso antigo com a mãe de Ms. Vanessa Ives. E por isso as famílias eram tão próximas e as crianças eram tão amigas. Os pais sempre reuniam as famílias e encontravam-se secretamente enquanto o restante dos familiares convivia em reuniões, almoços, jantares e passeios.

E por fim, entendemos como Ms. Vanessa Ives voltou à vida de Mr. Malcolm – inclusive vivendo em sua casa – mesmo depois de todo o estrago que causou na vida da sua filha e de toda a família no passado: Mina “apareceu” para Vanessa e pediu ajuda.

Pelo seu passado com possessões, Ms. Ives tem um contato especial com o mundo subterrâneo, algo que outros humanos não conseguem ter. E aproveitando-se disso, Mina conseguiu fazer contato com Vanessa e explicar que tinha sido sequestrada por um monstruoso ser do submundo, e pediu que Vanessa ajudasse em seu resgate.

Ao ouvir o relato, Mr. Malcolm lhe acolheu em casa, mesmo em tom de reprovação e mágoa, e aceitou a ajuda. Passou inclusive a usar Vanessa para conseguir contato com os seres do submundo e talvez alcançar Mina mais facilmente.

Enfim, o episódio cinco nos esclarece e nos acalma. Agora entendemos tudo o que aconteceu no passado dos personagens, entendemos suas relações e seus propósitos.

A partir de agora, aparentemente, os próximos episódios tendem a trazer desfechos para as problemáticas do enredo. Será? Vamos conferir mais em Penny Dreadful!

 

0

Leave A Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.