Beyoncé | 5 dicas que Harvard aprendeu com Bey

Na semana passada, foi notícia em todo lugar que Beyoncé viraria caso de estudo em Harvard. E a gente te explica o motivo: como você bem sabe a essa altura, a diva fez surpresa e lançou seu quinto disco bem do nada, logo depois do Natal.

Todo mundo perdeu a linha com a estratégia de marketing inusitada que, para completar, ainda contava com um clipe para cada música. A comoção foi tanta que Harvard decidiu dar uma aula sobre o assunto.

Em sua pesquisa, Anita Elberse e Stacie Smith aprenderam bastante sobre Beyoncé por meio de entrevistas com o pessoal que participou da gravação do álbum e da equipe que trabalha diretamente com ela. Então prepara o caderninho, Eike Batista, e anota essas dicas:

TENHA SEMPRE MAIS DE UM PROJETO (OU MÚSICA) NA MANGA

Kanye West convidou vários produtores para trabalhar em Yeezus, mas no final reteve todo o controle criativo na busca da realização de seu ponto de vista. Beyoncé trabalhou da mesma forma no seu disco surpresa. O gerente da Parkwood Entertainment, Lee Anne Callahan-Longo explica:

Alugamos uma casa por um mês. Todo mundo jantava junto todas as noites e se trancava em quartos diferentes para trabalhar em músicas novas. Ela tinha cinco ou seis salas focadas nisso, cada uma transformada num estúdio, e passava de sala em sala comentando coisas como ‘acho que essa música precisa da colaboração daquela pessoa’. Normalmente você não vê músicas com dois ou mais produtores, mas esse álbum foi bem colaborativo.

Beyoncé

Beyoncé / Foto: Pop Sugar

ESCRITÓRIOS NÃO SÃO SEUS AMIGOS

Apesar de ser uma empresária de sucesso, Beyoncé não é adepta a ambientes tradicionais de trabalho – no fundo, ainda é uma artista. “Ela não costuma ficar no escritório. Anda de uma sala para outra, conversando com toda a equipe. Beyoncé vinha até meu escritório e conversava comigo ou sentava para fazer algumas anotações sobre projetos em que estávamos trabalhando. Ela tem um ótimo senso para negócios, mas não gosta de viver assim.”

REUNIÕES DEVEM TER UMA HORA, NO MÁXIMO

“Sempre brincávamos falando que, depois de uma hora de reunião, ela levantaria e sairia andando”, comenta o gerente. “Eu podia ver – que tínhamos perdido sua atenção e que ela já tinha lidado demais com a discussão sobre negócios. Eu costumava dizer algo como ‘ok, vamos parar. Você vai dizer que sim, mas nem está escutando mais’. Ela se conhece muito bem, vai afirmar o que estou dizendo. No fim do dia, ela ainda é uma artista e é guiada por suas paixões.”

NÃO GASTE COM COISAS MATERIAIS

Nenhuma versão física do álbum foi feita até que ele fosse lançado digitalmente, para garantir o segredo da empreitada. “Assim que o álbum saiu, o plano era imprimir rápido uma capa preta com Beyoncé em rosa, o que montaríamos rápido”, contou Jim Sabey. Assim que o disco rodou o iTunes e Facebook, começaram a rodar a prensagem para fazer o produto em formato físico.

NÃO COMPROMETA SUA VISÃO – MESMO SE FOR PELO NATAL

O álbum estava originalmente agendado para surpreender o mundo em novembro, mas Beyoncé insistiu que deveriam ter 17 vídeos acompanhando o álbum – o que atrasou o lançamento, já que o último não ficou pronto a tempo. Isso significa que o álbum saiu no meio de dezembro, o que é inusitado na indústria musical. Mas, quando você é Beyoncé, não importa muito a data; provavelmente teria dado certo até se saísse em plena ceia.

 

Adaptado do Dazed

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