The Walking Dead – Quarta Temporada – Episódio 9 After

Análise

Olá amigos, Hoje é um bom dia para falar sobre The Walking Dead. Vamos analisar o episódio 9 da quarta temporada, denominado After.

Logo no início do episódio vemos a prisão invadida pelos errantes, com o Governador caído ao chão. (Para quem tinha dúvidas que ele tinha partido dessa para a melhor, aí está a resposta).

Sem dúvidas After trata-se de uma jornada espiritual de dois personagens, Michone e Carl. Abaixo algumas pontuações sobre o episódio.

 

1 – Michone

A primeira aparição da Michone no episódio remete a primeira vez que a vemos na série. Ela captura e taz consigo dois errantes como escolta, fazendo com que os outros fiquem afastados.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

2 – Carl e Rick

Logo em seguida vemos Carl e Rick andando em um pequeno caminho no meio da floresta. Visivelmente muito ferido após a batalha, Rick segue Carl, seu filho, em direção a cidade. Aqui a primeira metáfora que da o tom de todo o episódio. A inversão de papeis entre Carl e Rick. Desta vez, Carl agora a frente, e Rick o seguindo.

 3 – Carl e Rick

Logo em seguida quando pai e filho encontram a primeira casa, vão a procura de suprimentos e se inicia o frama familiar entre pai e filho. Onde Rick trata Carl seu filho, ainda como um garoto. Carl por sua vez, querendo se impor e demostrar ao seu pai que não é mais uma criança.

Logo em seguida iniciasse mais uma discussão sobre como eliminar o primeiro que encontram preso dentro da casa, cercado por mobílias.

Carl, acha um bilhete deixado na mesa, provavelmente deixado pelo antigo morador da casa, que diz:

“POR FAVOR, FAÇA O QUE EU NÃO PUDE. JOE JR”.

Em seguida, da-se mais uma discussão entre pai e filho. Rick que se atrapalha ao manusear um machado contra um errante, e Carl, contrariando as ordens de seu pai, de economizar munição, atira no errante, ajudando seu pai, e mais uma vez é repreendido por ele, por gastar munição.

Depois de localizar alguns suprimentos continuam sua caminhada em busca de um local seguro.

 4 – Michone

Michone ao atravessar um pequeno caminho em meio a floresta, observa algumas pegadas deixadas ao chão recentemente(Por Carl e Rick), e continua seu caminho para a floresta, escoltada sempre pelos dois errantes.

 5 – Carl e Rick

Após uma caminhada os dois entram em uma casa, e verificam se está livre de errantes. E mais uma Vez Rick repreende Carl por tentar verificar parte da segurança da casa sozinho. Nós vemos Carl no segundo pavimento da casa, enquanto Rick fica no Térreo.

Logo em seguida, já a noite, mais uma discussão entre pai e filho, agora sobre como devem bloquear a porta principal da casa, para que ninguém adentre.

Carl diz que já amarrou a porta com o nó, “VOLTA DO FIEL” que Shane(Mencionado provavelmente para irritar Rick) o havia ensinado. Os dois acabam bloqueando a porta de duas maneira, com as amarras de Carl e um sofá que Rick havia empurrado até a porta.

Outra discussão tem início, agora sobre Rick mandar Carl comer alguns suprimentos que os dois haviam pegado na primeira casa, e Carl se recusando.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

 6 – Michone, Primeiro ato

Nós a vemos em sua vida antes dos acontecimentos que mudam a vida de todos. Ela está na cozinha preparando algo.

Ela está conversando com mais dois homens, o que parece ser um deles, seu marido(Mike) e o outro, seu irmão. [Observamos que os dois estão usando ternos]

Logo em seguida percebemos que isso tudo é uma mescla de seu passado com alguma alucinação. Michone está manipulando uma faca e como mágica se transforma em sua espada.

Também emos uma criança que corre para seus braços, e podemos entender ser seu filho. Ela o chama carinhosamente de Amendoim.

 6 – Michone, Segundo ato

O clima fica mais obscuro e começam uma conversa diferente, e dá-se início a mais uma alucinação. Os dois homens, Mike seu marido, e seu irmão, já estão com roupas do dia-a-dia um pouco surradas e mencionam um acampamento.

Mike parece estar bastante preocupado na ocasião.

6 – Michone, Terceiro ato

Seu filho desaparece da cena e os dois homens aparecem sem os braços, com a imagem análoga aos errantes que ela trás consigo como escoltada. Michone aos berros entra em choque e acaba acordando, e a vemos dentro de um carro, já no dia seguinte, visivelmente atormentada com as lembranças do passado que acabara de rever em seus sonhos.

Será que os dois foram os primeiros errantes que a Michone fez de escolta?

Isso tudo era parte de um sonho de Michone, que provavelmente foi um vislumbre de seu passado, mesclado com seus medos(Ficar sozinha – Perdeu toda a família).

7 – Carl

Carl acorda e vai tomar seu café da manhã, Rick permanece dormindo.

Em seguida tenta acordar seu pai insistentemente sem sucesso, quando é interrompido por barulhos e empurrões que logo vê na porta da frente.

Aqui tem início a jornada de auto conhecimento de Carl.

Ao sair por uma porta lateral da casa, constata ser dois errantes tentando adentrar a casa. Chamando a atenção dos dois errantes, atraindo-os para longe da casa, onde seu pai, ainda permanecia dormindo.

Já distante da casa é surpreendido por mais um errante. Assutado Carl cai ao chão, e desesperado começa a atirar nos três errantes que acabam caindo em cima dele.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

 

Felizmente dessa vez ele escapa do embate e diz:

“Eu Venci”.

E volta para a estrada.

Seu primeiro triunfo em sua jornada espiritual.

8 – Michone

Michone em meio aos errantes sem que seja incomodada. Rapidamente o clima da cena se modifica, e Michone parece reconhecer um dos errantes, faz lembrar dela mesma.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

Mesmo assim, ela continua sua caminhada dentro da floresta.

9 – Carl

Já de volta a casa, como um monologo, Carl fala com Rick ainda desacordado. Uma espécie de desabafo, fala sobre sua vitória em cima dos três errantes, e de como ele é capaz de cuidar de se mesmo e de outras pessoas.

Podemos considerar esse diálogo como uma vitória de Carl, por ter enfrentado seu pai, mesmo com ele dormindo.

Logo em seguida Carl sai mais uma vez as ruas, localiza uma casa qualquer e tenta entrar. E inicia-se mais um desafio. Agora Carl X Porta.[Para lembrar Carl que ele tem responsabilidades de um adulto, mas ainda no corpo de uma criança]

Depois de ser jogado longe pela porta, Carl, à arromba com um pedaço de metal que havia conseguido a instantes em frente a casa.

Após vasculhar a casa depara-se com mais um errante. No combate desesperado com o errante, Carl acaba caindo no chão, e dispara a arma várias vezes errando quase todos os tiros.

Agora já sem munição, encurralado, tenta sair sem sucesso pela janela da casa, cai mais uma vez e perde um dos calçados em uma luta desesperada. Depois de muito trabalho consegue prende-lo dentro do quarto.

Sem dúvidas o clímax do episódio.

Novamente, como um ato de triunfo, Carl, escreve na porta,

“O ERRANTE AQUI DENTRO, PEGOU MEU SAPATO. NÃO ME PEGOU”.

Em seguida Carl, sentado no telhado da casa. Como recompensa por todo esse trabalho, come o pudim enlatado, que havia visto, quando entrou na casa.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

 10 – Michone

Visivelmente incomodada com a situação que se encontra, rodeada de errantes, vemos o semblante de Michone se alterar, ao ficar frente-a-frente com a errante que parecia familiar aos seus olhos(lembrava ela mesma), de posse de sua espada, dá-se início a aniquilação. Ainda desconfortável com a situação, nós vemos de volta a Michone que estávamos habituados a ver.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

Ela elimina todos os errantes e retrocede seu caminho de encontro as pegadas que havia observado no início de sua jornada, e começa o rastreamento das pegadas que havia encontrado na estrada.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

 Esta é a recompensa de Michone. Relembrar do passado para que possa supera-lo e reconhecer que não é tão insensível como demonstrava ser.

Ela acaba percebendo que sente falta dos seus antigos companheiros, e que não é tão legal viver sozinha.

 11 – Carl

Ao acabar de acordar, assusta-se com seu pai, Rick, que também acorda, e com respiração ofegante, possivelmente com algumas constelas quebradas na batalha ocorrida recentemente na prisão, confunde Carl, o fazendo pensar ser um errante por alguns instantes.

Carl acaba se entregando e revelando ainda ser muito ingênuo e inseguro quando se trata da relação com o pai.

 12 – Michone

Ela chega na primeira casa onde Rick e Carl, estiveram. Também encontra o bilhete que o Carl havia lido,

“POR FAVOR, FAÇA O QUE EU NÃO PUDE. JOE JR”.

Michone ainda pensativa, chama por Mike, declarando que sente sua falta e tem início mais um monólogo.

Ela fala sobre Mike, e o antigo acampamento em que possivelmente viviam. E lamenta muito por ele não estar junto dela. Fala sobre Mike ter feito alguma coisa. Ela diz saber a resposta. Saber o por que?

Mas para qual pergunta? E qual é essa resposta?

Michone volta para as ruas e continua com seu rastreamento, nos deixando com mais dúvidas sobre seu passado.

13 – Carl e Rick

Eles conversam sobre as saídas que Carl teve enquanto Rick dormia. Carl comenta sobre o Pudim que encontrou, e por alguns instantes os dois dão algumas risadas, e lamentam pelo passado, mencionam Judith – O que aconteceu com ela?

Enfim Rick reconhece Carl como um HOMEM.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

14 – Michone

Ela encontra um pote de Pudim aberto, que o Carl avia deixado em frente a casa. Michone olha pela janela e se emociona ao ver pai e filho dentro da casa.

The Walking Dead, Quarta Temporada, Episódio 9

Foto: Divulgação / Gene Page/AMC

Assim vemos a formação do primeiro grupo.

O que aconteceu com os outros sobreviventes?

Vamos ver as respostas para algumas dessas perguntas no próximo episódio da série.

——

Este episódio demonstrou ser mais uma jornada emocional/espiritual de Carl e Michone, onde Michone reconhece sentir falta do grupo e viver em sociedade, e Carl ser reconhecido como homem por seu pai.

Veja todas as análises sobre The Walking Dead.

0

Leave A Comment

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.