Penny Dreadful S02E02 – Verbis Diablo [recap]

O segundo episódio de Penny Dreadful veio para nos mostrar que, nesta segunda temporada, nada é o que parece.

E veio para nos mostrar, também, que os produtores e a direção da série estão ficando cada vez mais mestres em terror e tortura psicológica! Gente, a série está demais!!!

Ye eni. Ye enis. Etsi an tu formago. Ekse enak. Etsi Lucifer mastigahra. Etsi Sataan mastigahra. Dewaaudre. Lucifer mastigahra. Fikek swraat at rettaas. Etsi dewaaudres.

Madame Kali está aterrorizando nossas noites de sexta-feira na HBO. Eu, pelo menos, não esperava nem metade do poder que a série deu à personagem. E muito menos, esperava que ela pudesse ser uma pessoa tão obscura, fria e perigosa em níveis jamais sonhados. Ela impõe um medo paralisante. Terror puro!

[Atenção: os próximos parágrafos contém spoilers]

Se você não quer saber o que aconteceu no episódio 2 de Penny Dreadful, corra! Mas se você está curioso e não se importa com spoilers, pega tua luminária à óleo e vem sem medo!

Penny Dreadful S02E02 - Verbis Diablo [recap]

Penny Dreadful S02E02 – Verbis Diablo [recap] / showtime

Ok, ou talvez com um pouquinho de medo…

Penny Dreadful S02 começa com Vanessa, em desespero, procurando o colo de Sir Malcolm e dizendo que precisa encontrar paz.

Então, ele a leva até um local subterrâneo na zona industrial de Londres onde – nem Vanessa nem nós nunca soubemos disso – Sir Malcolm costuma fazer trabalho voluntário pelos pobres e vítimas de Cólera.

Vanessa parece realmente encontrar paz nesse trabalho. Fazer bem aos necessitados parece, de alguma forma, reconfortar-lhe. Confesso que eu fiquei com medo de que ela atraísse bruxas para aquele lugar onde as pessoas já estão sofrendo tanto… Mas pelo jeito isto não faz parte dos planos dos roteiristas. Aquele local parece realmente ter vindo à série como um porto seguro, uma válvula de escape.

Ufa. Melhor assim.

Em seguida aparece ninguém mais, ninguém menos que Dorian Gray! Sim, lembram que no último texto eu tinha perguntado sobre ele? Pois é! Ele está na série. E pelo jeito, apaixonado por Vanessa, de coração partido. Quem diria, hein? O grande Dorian Gray, das paixões efêmeras e do sexo casual, apaixonado por Ms. Ives. Parece que não é só o demônio que acha Vanessa muito especial…

Penny Dreadful S02E02 - Verbis Diablo [recap]

Penny Dreadful S02E02 – Verbis Diablo [recap] / showtime

Depois temos a parte – quase – humorística do episódio: Mr. Lyle todo assanhadinho para Mr. Chandler. Foi engraçado, em meio ao clima tenso e obscuro de Penny Dreadful, dar umas risadas com o velhote assanhado dando em cima de Chandler.

Mas a graça logo acaba, quando chegamos nas cenas finais e vemos que Mr. Lyle, na verdade, é manipulado por Madame Kali.

Tudo o que ele está oferecendo aos nossos queridos personagens – informações, traduções, auxílio – é conhecido e manipulado pela grande vilã da segunda temporada. Não sei se tenho mais pena ou mais raiva de Lyle.

E por fim, a cena mais creepy de todos os episódio de Penny Dreadful, desde a primeira temporada: o quarto de bonecas de Madame Kali, e o voodoo que ela faz para Vanessa.

Não sei se entendi bem, mas parece que todas aquelas bonecas são referências de pessoas que ela já enfeitiçou antes. Pessoas que ela já “entregou” ao demônio anteriormente.

Penny Dreadful S02E02 - Verbis Diablo [recap]

Penny Dreadful S02E02 – Verbis Diablo [recap] / showtime

E Vanessa, com aquele soluço estranho na cena final, parece ter sido a mais nova vítima de um feitiço perverso.

A partir do momento em que nós pudermos entender o que é aquele bizarro mantra em Verbis Diablo…

“Ye eni. Ye enis. Etsi an tu formago. Ekse enak. Mastigahra libaarkeesk. Etsi Sataan dewaaudre. Etsi dewaaudre wesrat neppaas. Etsi degahra. Ye eni. Ye enis. Ye eni. Ye enis. Etsi an tu formago. Ekse enak. Etsi Lucifer mastigahra. Etsi Sataan mastigahra. Dewaaudre. Lucifer mastigahra. Fikek swraat at rettaas. Etsi dewaaudres. Etsi…”

… talvez possamos entender o que, de fato, está acontecendo.

Ao que tudo indica, Madame Kali está dando ao demônio corpos para que ele possa falar através. Por isso um boneco de ventríloquo… Será?

Só assistindo aos próximos episódios para saber.

O episódio 3 de Penny Dreadful vem aí.

Espero vocês lá!

1

Leave A Comment

Your email address will not be published.